Lifetime analisa cenário de investimentos no Mato Grosso do Sul
A forte atuação no turismo requer foco em proteção patrimonial e mitigação das oscilações,
enquanto agropecuária pede diversificação offshore das carteiras.
A Lifetime, gestora de patrimônio que oferece atendimento completo e personalizado para cada aspecto da vida financeira de seus clientes, divulga a análise do cenário de investimentos no estado do Mato Grosso Sul, sexto maior do Brasil. A forte atuação da região em turismo e agropecuária traz peculiaridades que devem ser levadas em
consideração quando o agente de investimentos analisa o comportamento de cada atividade econômica relevante.
O turismo e as atividades correlacionadas respondem por 40% do PIB local. O Pantanal e as paisagens do Cerrado atraem turistas do Brasil e do mundo e impulsionam o setor de serviços que cresceu acima da média nacional. Em dezembro de 2023, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o avanço foi de 4,2%, acima dos 2,3% verificados no Brasil. Por ser um setor considerado cíclico, ou seja, altamente dependente dos altos e baixos da atividade econômica brasileira e mundial, é necessário que a carteira de investimentos tenha um foco em proteção patrimonial e mitigação de oscilações. Em especial, as incertezas domésticas em um cenário de juros altos, risco de expansão fiscal e inflação resistente e volatilidade dos ativos pedem uma combinação de produtos capaz de gerar rendimento ao mesmo tempo em que os riscos são mitigados.
A produção agropecuária também tem grande relevância no estado, com participação de 22,0% na atividade local. Do total de grãos produzidos no país, a região responde por 8,8%. Em 2023, foram 23 milhões de toneladas, com destaque para soja e milho. A pecuária foi outra atividade de destaque na região: 9,1% da produção de carne bovina no ano passado veio do Mato Grosso do Sul. É importante notar a forte dependência da agropecuária do
cenário externo, seja por conta da importação de insumos e fertilizantes, cotação internacional de preços em dólar e venda focada no exterior. A exposição do setor ao crescimento da demanda mundial e a oscilação do câmbio são um incentivo importante à diversificação offshore das carteiras, que traz oportunidades interessantes, descorrelacionadas do risco Brasil e da mitigação do risco cambial.
Sobre a Lifetime: é a gestora de patrimônio que melhor conhece a perspectiva de futuro dos clientes private. Oferece um atendimento completo e personalizado, com as melhores soluções para cada aspecto da vida financeira dos clientes. Está no mercado financeiro desde 2011 e já recebeu os prêmios de Melhor Assessoria de Investimentos (2021, 2022 e 2023) e Melhor Gestora (2022) do BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina.